Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

União Europeia aprova reestruturação dos bancos da Espanha

As autoridades de defesa da concorrência da União Europeia aprovaram, esta Quarta-feira (20), os planos de reestruturação dos bancos espanhóis nacionalizados Bankia, NCG Banco, Catalunya Banc e Banco de Valencia.

“A aprovação dos planos de reestruturação de BFA/Bankia, NCG, Catalunya Banc e Banco de Valencia é um marco na implementação do memorando de entendimento entre os países do euro e a Espanha”, disse o comissário de competição da UE, Joaquin Almunia, em comunicado, referindo-se ao resgate dos bancos da Espanha.

Almunia afirmou ainda que a reestruturação bancária da Espanha custará um total de 37 bilhões de euros e que 45 bilhões de euros em activos serão transferidos para o banco podre criado pela Espanha.

A Comissão Europeia informou que o Banco de Valencia será vendido e integrado ao Caixabank e que os outros três bancos precisam de reduzir o tamanho dos seus balanços em mais de 60 por cento nos próximos cinco anos.

Haverá um tecto de pagamento e quitação de cupons e impedimentos de aquisições durante o período de reestruturação. Os investidores terão que dividir custos de reformulação das instituições, reduzindo a necessidade de ajuda estatal em cerca de 10 bilhões de euros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts