O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, prometeu que o seu país vai continuar a trabalhar com os outros Estados africanos para alcançar uma resolução pacífica de todos os diferendos pendentes entre o Sudão e o Sudão do Sul, indica um comunicado da Presidência divulgado pelo seu conselheiro especial em comunicação, Reuben Abati.
A nota, publicada Terça-feira, indica que o Presidente Jonathan fez esta promessa durante uma audiência que ele concedeu ao Vice-Presidente do Sudão, Adam Yousuf.
O Presidente Jonathan declarou que a Nigéria vai trabalhar por intermédio do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) e da cimeira dos chefes de Estado e de Governo da organização pan-africana para o alcance duma resolução aceitável para as duas partes dos diferendos que opõem o Sudão ao Sudão do Sul sobre a controversa província de Abyei.
O Presidente nigeriano garantiu a Yousuf, que era portador duma mensagem especial do Presidente Omar El-Bashir, que ele vai submeter a questão do conflito em Abyei aos outros Presidentes africanos na próxima reunião do Conselho de Paz e Segurança da UA.
Depois de ouvir a exposição apresentada por Yousuf sobre a actual posição do Sudão relativa aos esforços envidados para resolver o conflito, o Presidente Jonathan declarou que a Nigéria está engajada para que todas opções possíveis para uma resolução pacífica e duradoura do conflito sejam totalmente exploradas.
Yousuf garantiu ao Presidente Jonathan a vontade do Sudão para um diálogo contínuo com vista a uma resolução pacífica do conflito a propósito de Abyei.
O Sudão está pronto a fazer o seu melhor para aplicar os nove acordos assinados com o Sudão do Sul, em Outubro último em Addis Abeba (Etiópia), sobre as questões relativas à separação dos dois países, declarou o Vice-Presidente sudanês ao líder nigeriano.