Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Turismo/Fauna Bravia – MWA investe 10 Milhões de USD

O operador turístico Mozambique Wild Adventure (MWA) vai aplicar dez milhões de dólares no distrito de Marrupa para a criação da Fazenda do Bravio numa área de 71.400 hectares. A proposta dos investidores foi alvo de análise na XV sessão ordinária do Governo de Niassa realizada há dias.

 

 

O montante será aplicado na colocação de vedação, construção de acessos, unidades sanitárias, sistemas de água e escolas nas comunidades que vivem dentro da área do projecto. O porta-voz do GN, Horácio Linaula, afirmou que o projecto da MWA é pioneiro na província e envolve diferentes níveis no seu licenciamento.

Este projecto vai promover o turismo cinegético e minimizar o conflito homem/fauna bravia que afecta o distrito de Marrupa, concretamente no Posto Administrativo de Marangira. Nas suas diferentes fases, o Governo de Niassa deverá personalizar e enviar ao Conselho de Ministros para a sua aprovação.

“O Governo de Niassa apreciou os diferentes impactos, mas também há ganhos que se prevêem como impostos, emprego de pessoas em número de 75, construção de centros de saúde. O nosso desejo é que os direitos das comunidades sejam salvaguardados neste projecto, como a livre circulação das pessoas.

Existe um período de dois anos provisórios para os proponentes mostrarem a sua capacidade em levar avante este projecto. O Governo de Niassa considera o projecto uma oportunidade para desenvolver a região, mas também chamamos atenção que não haverá espaços para desmandos de diferentes formas,” disse Linaula.

A MWA, trabalha no Posto Administrativo de Marangira em Marrupa, há três anos onde possui uma Cotada de caça. Já construiu algumas infra-estruturas de abastecimento de água às comunidades locais entre outras actividades. Está localizado na zona Tampão da Reserva Animal de Niassa, sendo limitada a Norte pelo rio Lugenda, junto com o distrito de Mecula.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!