Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Turismo e Hotelaria absorvem investimentos na ordem de 269 milhões de dólares

O sector de Turismo e Hotelaria em 2009 beneficiou de investimentos na ordem de 269 milhões de dólares norte-americanos, constituindo-se no segundo maior em termos de valor de investimento, ultrapassado apenas pelo sector da Agricultura e Agro-Indústria que durante o mesmo período absorveu cinco biliões e duzentos milhões de dólares.

Dados do Centro de Promoção de Investimentos (CPI) indicam que no ano passado o País beneficiou de investimentos na ordem de seis biliões de dólares, sendo a contribuição do sector de Turismo e Hotelaria foi de quatro por cento.

Dos 269 milhões de dólares investidos no sector de Turismo e Hotelaria em 2009, importa referir que 73.9 milhões representam Investimento Directo Estrangeiro (IDE), 43.7 milhões correspondem ao Investimento Directo Nacional (IDN) e o valor remanescente de 146.3 milhões representa empréstimos e suprimentos. Refira-se que durante o ano passado o CPI aprovou um total de 246 projectos de investimentos com perspectiva de proporcionar mais de trinta mil novos postos de trabalho.

O sector de Turismo e Hotelaria com 54 projectos de investimentos aprovados em 2009 espera proporcionar mais de dois mil novos postos de emprego, uma contribuição na ordem de oito por cento. Alguns dos 54 projectos ano passado aprovados pelo CPI para o sector de Turismo e Hotelaria, soubemos encontram-se já na sua fase de implementação. A fonte do CPI destacou ao nível desse sector os projectos The Horizon (Hotel Radison) orçado em cem milhões de dólares, Hotel Vip Executive Tete em 25 milhões de dólares e o Hotel Karibo em vinte milhões de dólares.

O sector de Turismo, Ecoturismo e Hotelaria é um dos que nos últimos anos tem vindo a registar franco crescimento, e a Província de Sofala, no Centro do País, onde se encontra localizado o Parque Nacional da Gorongosa, uma referência turística de âmbito internacional, tem sido uma das que tem prestado maior contribuição. No ano passado Sofala beneficiou de três grandes projectos de investimentos direccionados para essa mesma área, no valor global de 7.8 milhões de dólares.

Em todo o País, segundo dados do Ministério de Turismo, o sector em abordagem gerou receitas na ordem de 163 milhões de dólares norte-americanos. As receitas do turismo contribuem para o Produto Interno Bruto (PIB) em cerca de 1,5 por cento. No ano passado o País recebeu 771 mil turistas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!