Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tuberculose Abala PIN

A Tuberculose, uma doença contagiosa e muitas vezes associada ao SIDA, está a abalar a população prisional da penitenciaria industrial e regional norte (PIN), na cidade de Nampula, tendo até ao momento provocado a morte de nove reclusos, segundo dados avançados pela direcção daquela instituição.

A degradação de saúde dos presos, maior parte deles idos da vizinha província da Zambézia, resulta do facto de estes não se fazerem acompanhar de guias comprovativas dos estagio de saúde. Esta situação, faz com que as equipas medicam afectas ao centro de saúde local, não tenham um banco de dado sobre eles, com todas as consequências que dai advém, não só pela aceleração da enfermidade mas também pela natureza infecciosa da doença.

Estão acomodados na penitenciaria industrial regional norte, perto de mil reclusos, a maioria dos quais a cumprir penas de prisão maior, provenientes das províncias de Cabo Delgado, Niassa, Zambézia e de Nampula. Para o caso especifico dos reclusos de Nampula, os níveis de domínio dos sintomas das doenças associadas ao SIDA é maior, porquanto no ano passado, um grupo deles beneficiou de formação como educadores de pares.

A formação ocorreu em virtude de o Ministério de Justiça ter chegado a conclusão que o problema de HIV/ SIDA, atingia maior parte dos 15 mil reclusos encarcerados em diversas cadeias do pais. Aqueles, foi-lhes incumbida a responsabilidade de divulgar as informações não só referentes a prevenção do SIDA, como de outras de natureza infecciosa, especialmente a Tuberculosos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!