Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tsipras forma equipe de governo com apenas dez ministros

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, nomeou o seu novo Governo, que tomará posse na tarde desta terça-feira no palácio presidencial, com apenas dez ministros, oito a menos do que na gestão anterior.

Um dos postos chaves será desempenhado pelo deputado e economista Yanis Dragasakis, que assume a vice-presidência económica do governo e será encarregado de negociar com a troika de credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional). Dragasaki supervisionará ainda os trabalhos de todos os ministérios de viés económico.

O economista grego-australiano Yanis Varufakis, que entre 2004 e 2006 foi assessor do governo de Giorgos Papandreou, assumirá o Ministério das Finanças. Para o Ministério das Relações Exteriores foi nomeado Nikos Kotzias, que nos anos 90 foi dirigente do Partido Comunista e posteriormente conselheiro de Papandreou, de quem se distanciou após a assinatura do primeiro resgate para a Grécia, em 2010.

O Ministério de Defesa será o único comandado pelo parceiro da coligação de esquerda Sryza no governo, o partido de direita nacionalista Gregos Independentes. O líder do partido, Panos Kamenos, foi nomeado para a pasta.

A posse dos ministros será nesta terça-feira e os novos dirigentes deverão optar se preferem uma cerimónia civil, modelo utilizado por Tsipras na segunda-feira, ou religioso, como é tradicional no país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!