Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Trump vence Hillary e será o 45º Presidente dos EUA

Confirma-se o que poucas sondagens arriscavam. Donald Trump ultrapassou mesmo Hillary Clinton e será o 45º Presidente dos Estados Unidos da América. Clinton já ligou a Trump para assumir a derrota.

O republicano conseguiu já ultrapassar a barreira dos 270 grandes eleitores para chegar à Casa Branca, com 279, estando a democrata nos 218.

Os estados chave foram a Florida, a Carolina do Norte, o Wisconsin e o Ohio.

“Agora é hora de união. Serei presidente de todos os americanos”, prometeu Trump, de 70 anos, no seu discurso de vitória no hotel Hilton em Nova Iorque.

O multimilionário, conhecido pelas suas posições populistas, pelos seus negócios e participação em reality shows, faz história ao chegar à Casa Branca sem nunca ter ocupado nenhum cargo público ou mesmo militar. Será o comandante supremo das Forças Armadas dos EUA.

Os resultados parecem confirmar a vitória da chamada “maioria silenciosa”, ou seja, um conjunto de pessoas que apoiava o multimilionário para presidente mas não o admitia nas sondagens.

Fenómeno semelhante ocorreu no referendo britânico de 23 de Junho, quando se deu a vitória do brexit, com 52% dos eleitores a apoiar a saída do Reino Unido da UE.

A vitória de Trump emitiu ondas de choque a nível mundial, com os mercados a despertarem em queda, sobretudo na Ásia.

O peso mexicano – moeda do país que foi um dos alvos privilegiados do republicano durante a sua campanha – desvalorizou 10%. A moeda da África do Sul, o rand, também desvalorizou cerca de 3% na manhã desta quarta-feira.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!