As trocas comerciais entre Moçambique e África do Sul deverão incrementar “significativamente”, a partir de 2015, quando for concluída a construção da estrada Maputo/ KaTembe/Ponta do Ouro, a arrancar já no próximo mês de Setembro de 2012.
A convicção é do director do projecto da rodovia e director executivo da Empresa de Desenvolvimento de Maputo Sul, Nelson Nunes, realçando que a operacionalização do empreendimento, de 209 quilómetros de extensão, será “uma oportunidade para fomentar as trocas comerciais” entre aqueles dois países da África Austral.
Nunes sustenta a sua convicção indicando que a província sul-africana de KwaZulu-Natal tem cerca de 10 milhões de habitantes e a cidade de Richards Bay é um importante centro económico da província com o seu porto a ser um dos maiores da África Austral, para além de que a cidade de Durban é a segunda maior da África do Sul, cujo porto opera “próximo do seu limite máximo”.
Por seu turno, a região da KaTembe possui um enorme potencial turístico ao longo das suas zonas costeiras e uma rica biodiversidade, com especial destaque para a Reserva Especial de Maputo, “cujo desenvolvimento turístico será potenciado pelas novas acessibilidades” a serem construídas durante as obras da estrada, segundo ainda Nelson Nunes.
Nunes falava, esta Quarta-feira (14), ao Correio da manhã à margem da cerimónia de apresentação à comunicação social do projecto da estrada Maputo/KaTembe/Ponta do Ouro, pelo ministro das Obras Públicas e Habitação, Cadmiel Mutemba.
Ligação Norte/Sul de Moçambique
Finalmente, Nunes destacou o facto de a rodovia Maputo/KaTembe/Ponta do Ouro, passando pelas vilas de Boane e de Bela Vista, nos distritos de Boane e Matutuine, província de Maputo, vir a concorrer para a concretização do tão almejado projecto de ligação de Moçambique do Sul ao Norte e o da ligação de todo o continente africano do Cabo (África do Sul) ao Cairo (Egipto).
A estrada está avaliada em cerca de 725 milhões de dó- lares norte-americanos, dos quais 616,25 milhões de dóla- res correspondem ao crédito comercial com taxa de juro de 4%/ano e pagável em 15 anos com cinco anos de mora.
O financiamento é da China, de onde é também originário o empreiteiro do empreendimen- to a ser edificado durante 30 meses, ou seja, 2,5 anos.