A ministra dos Negócios Estrangeiros espanhola afirmou esta segunda-feira que “estão bem” os dois tripulantes espanhóis do navio moçambicano Vega 5, resgatado a piratas no fim-de-semana pela marinha da Índia.
“Os espanhóis estão bem”, afirmou Trinidad Jiménez, em declarações a jornalistas no Cairo, depois de as autoridades indianas terem confirmado o resgate do navio numa operação contra a pirataria em que foram encontrados 13 dos 24 tripulantes do Vega 5.
Os restantes nove tripulantes, incluindo dois espanhóis, não estavam entre as pessoas salvas na operação do fim-de-semana, segundo fontes da empresa que é a proprietária conjunta, com o Governo moçambicano, do navio de pesca. As informações mais actualizadas indicam que os dois espanhóis se encontram ainda na Somália.
Escusando-se a avançar mais pormenores, Jiménez disse que o Governo “continuará a acompanhar o assunto com toda a discrição”, estando a decorrer contactos entre o Governo e a empresa.
A tripulação inicial do Vega 5 era formada por 19 moçambicanos, três indonésios e dois espanhóis. Na altura da operação de resgate, que decorreu em águas ao largo da Somália, o navio estava a ser usado pelos piratas para tentar outros sequestros.