Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Triplo atentado e confrontos armados fazem 36 mortos e 107 feridos em Benghazi

O triplo atentado à viatura armadilhada perpetrado quinta-feira contra uma posição de segurança organizada por militares em Benghazi, no leste da Líbia, e os confrontos armados que se seguiram em redor do aeroporto da cidade fizeram 36 mortos e 107 feridos, segundo um novo balanço estabelecido sexta-feira por fontes militares.

Um primeiro balanço fixava as vítimas em seis mortos e 50 feridos entre os soldados antes de revisto em alta para 12 mortos e 68 feridos e depois para 36 mortos e 107 feridos.

Trata-se dos resultados de uma ofensiva do Conselho da Choura dos Revolucionários de Benghazi, coligação armada de milícias islamitas, incluindo Ansar Asharia, levada a cabo contra o aeroporto da cidade, em três ataques a carro armadilhado.

O Exército líbio, apoiado por tropas fiéis ao antigo general Khalifa Haftar, utilizou a artilharia pesada, tanques de guerra e de infantaria bem como os aviões de caça, segundo fontes que afirmam que as milícias islamitas foram repelidas.

Violentos combates decorrem há várias semanas no bairro de Benina, em Benghazi, que acolhe a base aérea militar e um aeroporto civil nas mãos das tropas de Khalifa Haftar, apoiadas por unidades do Exército líbio e que as milícias islamitas tentam tomar.

Berço da revolução líbia de 2011, Benghazi esteá atualmente sob controlo maioritário de milícias armadas islamitas acusadas de levar a cabo estas séries de assassinatos que subiram em flecha nos últimos dias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!