Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tribunal confirma Lionel Zinsou e Patrice Talon para 2ª volta de presidenciais no Benin

O primeiro-ministro beninense, Lionel Zinsou (candidato do partido no poder), e um empresário, Patrice Talon, estão qualificados para se apresentar na segunda volta das presidenciais a 20 de Março corrente, segundo resultados provisórios do escrutínio de domingo último.

Os resultados foram proclamados pelo Tribunal Constitucional, confirmando as grandes tendências anunciadas pela Comissão Eleitoral Nacional Autónoma (CENA).

Segundo o Tribunal Constitucional, “estão qualificados para se apresentar na segunda volta das eleições presidenciais Lionel Alain Louis Zinsou-Derlin e Patrice Athanase Guillaume Talon” com respectivamente 858 mil e 80 votos e 746 mil e 528 votos.

São seguidos por Sébastien Germain Marie Aïkoué Ajavon, com 693 084 votos, por Abdoulaye Bio Tchané (ex-Presidente do Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD), com 262 389 votos, e pelo ex-primeiro-ministro Makandjou Pascal Jean Irénée Koupaki com 177 251 votos.

A segunda volta das presidenciais vai decorrer domingo próximo devendo o novo Presidente da República ser empossado a 6 de Abril próximo.

Para este escrutínio, os eleitores são estimados em quatro milhões e 726 mil e 923, dos quais 99 porcento se encontram no território nacional. Outros eleitores, que fazem partes dos dados acima referenciados, encontram-se em quatro continentes, designadamente África, a Europa, a Ásia e a América.

O número de votantes na primeira volta é de três milhões e 134 mil e 988, ao passo que os sufrágios exprimidos são de três milhões e 18 mil e 458.

No total, 33 candidatos, incluindo duas mulheres, designadamente Marie Elise Gbédo e Elisabeth Agbossaga, participaram e apenas tiveram três mil e 597 e cinco e 802 votos respectivamente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!