Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tribos sunitas tomam o controle de um posto na fronteira com Jordânia

Tribos sunitas assumiram o controle de um posto de controle na fronteira entre o Iraque e a Jordânia na noite de domingo (22), depois de o Exército do Iraque ter se retirado da área depois de um confronto com os rebeldes, disseram as fontes do sector de inteligência iraquiano e jordaniano.

A mudança ocorreu depois de os militantes sunitas liderados pelo grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) terem tomado o controle de pontos de passagem no norte do Iraque, na fronteira com a Síria, seguindo a sua meta de formar um “califado” nas áreas dos dois países, o que vem alarmando o Oriente Médio e o Ocidente.

Não ficou imediatamente claro se a tomada da passagem iraquiano-jordaniana de Turaibil por membros de tribos é parte do amplo avanço do EIIL, que também ajudou o grupo islamita a garantir linhas de suprimento.

Fontes no Exército da Jordânia disseram que as suas tropas estão há dias em estado de alerta ao longo dos 181 quilómetros da fronteira com o Iraque, para afastar “qualquer ameaça potencial observada”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!