Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tribos entram em conflito no Sudão por terras de goma arábica e 64 pessoas morrem

Os confrontos entre tribos na região de Darfur, no Sudão, por terras de produção da goma arábica, estabilizador usado em refrigerantes, mataram mais de 60 pessoas e desalojaram outras 6.500, disseram a polícia e as Organizações das Nações Unidas (ONU).

O fluido da goma extraído das árvores de acácias que cresceram na área há anos é um dos mais importantes produtos agrícolas de exportação do Sudão, mas uma parte da produção está a ser contrabandeada pela fronteira com o Chade, onde é vendido por moeda forte.

As tribos árabes, muitas das quais foram armadas pelo governo para acabar com uma revolta de rebeldes não-árabes, principalmente, desde então voltaram as suas armas contra si mesmos numa onda de violência pelos recursos como a goma arábica, demandada por empresas como a Coca Cola, e ouro.

Novos confrontos eclodiram entre as tribos Bani Halba e al-Gimir em Katila no sul de Darfur, disse a polícia estadual na noite da Quarta-feira. Eles lutaram várias vezes na área este ano. “Um total de 64 pessoas foram mortas e dezenas feridas em ambos os lados”, disse a polícia em comunicado, sem dar maiores detalhes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!