O Centro Provincial de Recrutamento e Mobilização Militar de Nampula diz ter recenseado entre Janeiro a Fevereiro do corrente ano, cerca de 13 mil mancebos, contra os 14 mil previstos para o presente ano.
Entretanto, o delegado provincial, Carlos Lâmina, observou que os referidos numeros são preliminares, atendendo ao estado de degradação das vias de acesso que condicionam a recolha de outros dados registados em locais recônditos da província. A fonte sublinhou, porém, que, apesar destes constrangimentos registados no período em referência, o processo de recenseamento militar na província decorreu satisfatoriamente, considerando o cumprimento da cifra em 90 por cento.
Acrescentou que o nível de aderência por parte dos jovens foi caracterizado por uma afluência massiva, mercê do envolvimento das equipas de supervisão e das palestras levadas a cabo pela sua instituição. O nosso entrevistado referiu, por outro lado, estar em curso a alocação do material às sedes dos governos distritais, em virtude do prazo do recenseamento ter sido prorrogado, à escala nacional, até 31 de Março em curso, segundo recente anúncio d o ministro da Defesa Nacional, Filipe Nyussi.