Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Treze mil estudantes vão repetir provas no Chimoio devido a fraude

Treze mil estudantes secundários na cidade do Chimoio vão repetir as provas de avaliação provinciais nas disciplinas de Português, Química e História pois tiveram acesso aos enunciados muito antes do dia dos testes, referentes ao segundo trimestre do presente ano lectivo.

Segundo escreve o jornal ?Diário de Moçambique?, os enunciados chegaram ao conhecimento dos estudantes antes das datas previstas de forma fraudulenta. Suspeita-se que os enunciados, depois de desviados, estivessem à venda por 20 a 50 meticais cada.

Falando em contacto telefónico com o jornal, o porta-voz da Direcção Provincial da Educação e Cultura de Manica, Cardoso Bacar, afirmou que terão que ser elaboradas novas provas para avaliar os mais de 13 mil alunos de um total de nove escolas secundárias em funcionamento na cidade de Chimoio, dentro da próxima semana.

Uma equipa de inspecção da Direcção Provincial da Educação está a trabalhar no sentido de identificar os mentores e praticantes deste acto, para a sua responsabilização?, declarou Cardoso Bacar.

A cidade de Chimoio possui nove escolas secundárias, entre públicas e privadas. Apenas alunos das escolas secundárias de primeiro e segundo ciclos da cidade é que deverão ser submetidos a novas provas, fruto das irregularidades detectadas. As primeiras provas provinciais – concebidos pelo Ministério da Educação, de modo a evitar temor dos alunos em momentos de exames finais –  foram realizadas no primeiro trimestre. Não houve situações de género.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!