Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Três novos casos de poliomielite confirmados no Sudão do Sul

Uma epidemia de poliomielite eclodiu no Sudão do Sul depois de três novos casos desta doença invalidante terem sido confirmados recentemente neste país, anunciou o Governo.

 

 

Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA), no Sudão Sul, três casos foram confirmados: um no Estado Equatorial-Oriental e dois no Estado Bahr el-Ghazal do Norte, levando assim o Governo “a declarar a 26 de Setembro a epidemia com uma urgência nacional em matéria de saúde”.

O Sudão do Sul estava isento de casos de poliomielite desde Junho de 2009 mas, desde que uma epidemia desta patologia foi confirmada em Maio passado na Somália e que casos similares foram assinalados no Quénia e na Etiópia, as autoridades médicas do sul-sudanesas estão em estado de alerta máximo.

Segundo o OCHA, o Governo do Sudão do Sul trabalha estreitamente com os seus parceiros em saúde no interior e no exterior do país para impedir a propagação do polio vírus selvagem.

Uma campanha de vacina de emergência nas regiões onde o polio vírus havia sido detectado foi lançada e continua até a 4 de Outubro corrente nos Estados de Equatoria-Oriental, Bahr el-Ghazal do norte.

A poliomielite, doença infecciosa que se transmite por contacto humano, é altamente contagiosa e mata principalmente crianças paralisando-lhes os membros inferiores, sendo que a vacina é o único meio de protecção actualmente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!