Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Três menores morrem soterrados numa mina na Zâmbia

Três mineiros com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos morreram soterrados no distrito de Samfya, na província de Luapula, no norte da Zâmbia, na sequência do desabamento de uma parte da mina em que eles exploravam manganês, noticiou esta segunda-feira o jornal nacional “Times of Zambia”.

O acidente, o segundo que afecta jovens falecidos numa mina de manganês no espaço de um mês, ocorreu no fim de semana passado, e os corpos dos finados foram recuperados.

A comandante da Polícia da província de Luapula, Elise Chushi, publicou a lista dos rapazes em causa identificados como Felix Kalembe (11 anos), Stanslous Kop (15) e Kelvin Kope, de 13 anos de idade.

“O trio faleceu quando explorava uma mina da empresa Raah Mining Company, pertencente a um grupo de mulheres da província de Copperbelt. Os rapazes estiveram no interior de um túnel que desabou, soterrando-os vivos”, explicou Chushi.

O ministro das Minas e Desenvolvimento dos Minérios, Richard Musukwa, que enviou uma equipa de inspetores do Departamento da Segurança das Minas para investigar sobre as circunstâncias da morte dos três mineiros, declarou que não é normal para uma mina autorizada empregar crianças.

“Este incidente é deplorável. Eu instruí desde então o Departamento da Segurança das Minas para inspecionar imediatamente a Raah Mines e verificar a conformidade da sua licença”, declarou o governante zambiano.

Musukwa advertiu que, se os inspetores descobrirem que a mina empregava crianças, a sua licença será revogada e outras medidas punitivas serão impostas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!