Pelo menos 17.400 pessoas dos distritos de Nacarôa, Muecate e Murrupula, na província de Nampula, vão beneficiar de água potável ainda este ano.
Para o efeito, a World Vision-Moçambique, em parceria com a Direcção Provincial das Obras Públicas e Habitação em Nampula, está a abrir 58 furos mecânicos de água, dos quais 24 para Nacarôa (o mais afectado pela falta do precioso líquido), 14 para Murrupula e 20 para Muecate.
O projecto está avaliado em cerca de 21 milhões de meticais e será concluído em Setembro próximo. O coordenador provincial do Programa de Água e Saneamento de Moçambique em Nampula, Agostinho Fernando, disse que se espera que uma parte significativa da população tenha acesso ao precioso líquido com vista a evitar surtos de doenças, tais como diarreias e cólera.
Segundo o interlocutor, “não raras vezes somos confrontados com situações em que tantas crianças e mulheres são tratadas como burros de carga e percorrem longas distâncias para buscar água, o que lhes rouba o tempo que deviam se dedicar à educação, às brincadeiras e à produção de comida, por exemplo”.
Refira-se que o Programa de Água e Saneamento de Moçambique é desenvolvido pela World Vision-Moçambique nas províncias de Gaza, Zambézia, Tete e Nampula, tendo em vista melhorar a saúde e a qualidade de vida de um milhão de pessoas até 2016.
Ainda este ano, vai iniciar a construção de 142 latrinas nas escolas primárias dos distritos de Nacarôa, Muecate e Murrupula.