Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Três detidos após operações ligadas a atentado na Times Square

Três pessoas foram detidas nesta quinta-feira em várias operações policiais realizadas no nordeste dos Estados Unidos, ligadas ao atentado frustrado à Times Square em Nova York, anunciou o FBI. “Foram executadas várias ordens de busca e apreensão ligadas à investigação”, informou à AFP a porta-voz do FBI, Gail Marcinkiewicz.

Duas pessoas encontradas durante as buscas foram detidas devido a violações das normas de imigração, acrescentou, confirmando depois a detenção de um terceiro homem. O procurador-geral de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, disse que as buscas têm a ver com o dinheiro entregue ao paquistanês naturalizado americano Faisal Shahzad, acusado de ser o autor do atentado fracassado, preso e submetido a interrogatório. Duas pessoas foram detidas em Massachusetts e uma no estado do Maine.

“As três detenções são de caráter administrativo e não criminal”, disse Brian Hale, da polícia de imigração e alfândega. Dean Boyd, do Departamento de Justiça em Washington, disse que “essas operações foram realizadas após as provas obtidas na investigação. No entanto, esclareceu, “não estão relacionadas a uma nova ameaça iminente para as pessoas nem a um complô ativo contra os Estados Unidos”.

Uma das detenções teria sido efetuada em uma casa na cidade de Watertown, em Massachusetts. Em declarações à televisão local NECN, um vizinho identificado como Vinny, que disse viver em frente, relatou como os agentes detiveram uma pessoa. “Os agentes do FBI, que estavam armados e eram 15 ou 20, se aproximaram da casa”, disse Vinny. “Alguns minutos depois, entraram e nada aconteceu por algum tempo. Depois saíram, levando um homem detido, que parecia ser do Oriente Médio. Ele foi levado em um carro”. Segundo a testemunha, os agentes também levaram objetos da casa do suspeito. “As únicas coisas que pude ver que levaram foram, talvez, computadores e alguns papéis”, disse, indicando que a distância o impedia de distinguir bem.

Outra vizinha de Watertown, identificada como Barbara Lacerra e entrevistada pelo canal WBC, disse que a detenção ocorreu nesta quinta-feira às 05h45 locais. “Ouvimos um grito de: ‘FBI, não se mexam'”, contou. A rede CNN indicou que outras detenções foram realizadas simultaneamente em Brookline, outra cidade de Massachusetts, onde os agentes entraram em um posto de combustíveis Mobil da rua Harvard, e que também houve operações semelhantes em Nova York e em Nova Jersey.

A dona de um restaurante japonês de Brookline, Diane Chung, disse à rede que os agentes já estavam no posto quando ela chegou ao restaurante às 09h30 locais. Chung disse que os agentes federais cercaram o local, mas que não viu se levaram alguém detido. O americano de origem paquistanesa, Faisal Shahzad, de 30 anos, foi detido na semana passada por ter deixado supostamente um veículo carregado de explosivos na Times Square no dia 1º de maio.

Os Estados Unidos acusaram no domingo o movimento talibã do Paquistão de estar por trás do atentado frustrado. “Aumentamos as evidências que mostram que os talibãs do Paquistão estiveram por trás do ataque”, disse no domingo passado o procurador-geral Eric Holder. “Sabemos que recebeu ajuda. Sabemos que, provavelmente, colaboraram com o financiamento e que ele trabalhava sob uma direção”, disse Holder, referindo-se a Shahzad.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!