Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Três contagens

Nesta eleição, a primeira contagem foi feita em cada mesa de voto da qual se retirou um edital. Depois o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, CNE, e as várias comissões de eleições fizeram três diferentes apuramentos para somar estes editais. 

A “contagem provisória” forneceu rápidos resultados para a imprensa, mas foi dada preferência à rapidez e nunca se esperou que eles fossem absolutamente exactos. Houve dois apuramentos oficiais que correram em paralelo.

Apuramento 1: No primeiro, uma cópia do edital da mesa de votação foi mandada para a comissão distrital que os somou e cujos resultados mandou para a província, que depois os somou aos outros editais distritais. Estes são os resultados provinciais listados em vários lugares. Foram depois enviados para a Comissão Nacional de Eleições, CNE, e oficialmente são considerados a base do apuramento nacional final.

Apuramento 2: Entretanto, cada mesa de voto mandou também um edital para a província para ser introduzido na “apuramento secundário” computerizada. Os cd-roms com todos os dados foram depois enviados para Maputo. Além disso, editais que o distrito e a provincia não puderam tratar (quase sempre porque a soma estava incorrecta ou continha números impossíveis) foram enviados também para Maputo, onde o STAE tentou corrigi-los e somá-los para a base de dados.

Em Maputo, a CNE avaliou também todos os boletins nulos e os que foram aceites como válidos foram somados. A CNE reviu uma montanha de 515,980 boletins nulos (199 260 presidenciais, 164 398 para a AR, e 152 232 para as assembleias provinciais). O apuramento geral ou contagem nacional divulgado pela CNE, não se baseia no apuramento provincial, mas sim nos dados computerizados da apuramento secundário mais os nulos validados.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!