Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Três contagens rápidas e exactas

Três contagens rápidas e exactas

As três contagens rápidas produziram todas resultados próximos uns dos outros, para a eleição presidencial. A Radio Moçambique leu resultados durante todo o dia de quinta feira e fez de longe a mais rápida contagem pública.

Não esteve longe dos resultados finais, dando mais a Guebuza e menos aos outros dois candidatos, reflectindo provavelmente um ligeiro viés urbano. Mas estavam certos quanto à vitória esmagadora de Guebuza e tinham razão quanto a Dhlakama ser o segundo e Simango o terceiro.

O Observatório Eleitoral e o Instituto Eleitoral da África Austral, EISA, fizeram uma contagem de amostra estatisticamente exacta. Ao meio-dia de quinta-feira também eles já tinham confirmado a forma final desta eleição. A tabela a seguir dá a sua estimativa final.

Finalmente, os próprios orgãos eleitorais (STAE) fizeram uma série de contagens provisórias e na tabela em baixo damos a primeira versão e uma versão mais tardia. O que chama a atenção é que todas três dão resultados muito semelhantes e assim o público conseguiu saber, muito rápidamente, qual seria o resultado final da eleição para Presidente.

* A afluência para a RM e o STAE é para votos válidos apenas. O Observatório Eleitoral inclui nulos e brancos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!