As três contagens rápidas produziram todas resultados próximos uns dos outros, para a eleição presidencial. A Radio Moçambique leu resultados durante todo o dia de quinta feira e fez de longe a mais rápida contagem pública.
Não esteve longe dos resultados finais, dando mais a Guebuza e menos aos outros dois candidatos, reflectindo provavelmente um ligeiro viés urbano. Mas estavam certos quanto à vitória esmagadora de Guebuza e tinham razão quanto a Dhlakama ser o segundo e Simango o terceiro.
O Observatório Eleitoral e o Instituto Eleitoral da África Austral, EISA, fizeram uma contagem de amostra estatisticamente exacta. Ao meio-dia de quinta-feira também eles já tinham confirmado a forma final desta eleição. A tabela a seguir dá a sua estimativa final.
Finalmente, os próprios orgãos eleitorais (STAE) fizeram uma série de contagens provisórias e na tabela em baixo damos a primeira versão e uma versão mais tardia. O que chama a atenção é que todas três dão resultados muito semelhantes e assim o público conseguiu saber, muito rápidamente, qual seria o resultado final da eleição para Presidente.
* A afluência para a RM e o STAE é para votos válidos apenas. O Observatório Eleitoral inclui nulos e brancos.