Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Transporte inter-distrital em Nampula vai ser mais caro a partir de 01 de Junho

O transporte inter-distrital de passageiros na província de Nampula vai passar dos actuais 75 centavos por quilómetro para um metical, a mesma distância, a partir de 01 de Junho próximo. A nova tarifa já foi aprovada pelo governo local em parceria com a Associação dos Transportadores Rodoviários de Nampula e com a Federação Moçambicana dos Transportes Rodoviários.

Na rota Nampula/Nacala-Porto e vice-versa, o custo de passagem vai passar dos actuais 150 meticais 200 meticais. Entre Nampula e o distrito de Murrupula o preço será de 80 meticais, contra os 70 meticais praticados neste momento.

Entretanto, alguns passageiros mostram-se indignados com o aumento da tarifa de transporte, mas referem que nada podem fazer nada para inverter a situação porque manifestar contra a medida não vai adiantar em nada.

Carlota Viriato, de 48 anos de idade, usa frequentemente a rota Nampula/Nacala-Porto, disse à nossa Reportagem que não sabe quis são as razões por detrás do aumento das passagens. Assane Assane, de 22 anos de idade, é utente do troço Nampula/Ilha de Moçambique. Disse-nos também que está indignado com o aumento e desconhece os motivos. Amina Castro vive no distrito de Murrupula, segundo nos disse 80 meticais são demais para uma pessoa que por vezes faz inúmeras viagens para a cidade de Nampula com o intuito de visitar a família como ela tem feito.

O que é que diz a ASTRA?

Luís Vasconcelos, presidente da Associação dos Transportadores Semi-colectivos (ASTRA) em Nampula, disse ao @Verdade que o reajuste da tarifa de passagem estava a ser ensaiada desde 2011 mas só em Abril último foi aprovada.

O aumento deve-se a vários factores, tais como o custo do combustível, dos acessórios de viaturas e também visa uniformizar o valor cobrado por outros operadores do ramo em Nampula, tais como os que parte de Maputo e Beira, em direcção a Cabo Delgado, mas que chegados a Nampula cobram a taxa de um metical por quilómetro.

O nosso entrevistado fez saber que se está a pensar ainda na possibilidade de um novo aumento para dois meticais por quilómetro.

Alguns transportadores das rotas inter-distritais de Nampula/Nacala-Porto e Nampula/Murrupula disseram que o desejo dos operadores era que o reajuste da tarifa variasse entre dois e três meticais por quilómetro. Joaquim Ali, por exemplo, é da opinião de que, apesar de aumento, o governo local deve melhorar a situação das estradas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!