Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Transferidos da África do Sul USD 4,5 milhões

Cerca de 4,5 milhões de dólares norte-americanos foram transferidos de bancos comerciais sul-africanos para o Banco de Moçambique (BM), em Dezembro de 2012, para pagamentos em diferido de parte dos salários dos mineiros moçambicanos a trabalhar em várias companhias daquele país vizinho.

O valor serviu para melhoria em cerca de 83 milhões de dólares em relação ao fecho da segunda quinzena de Dezembro último do saldo de Reservas Internacionais Líquidas que se fixou no montante global de 2656,2 milhões de dólares.

O valor resultou também do aprovisionamento líquido dos bancos comerciais no valor de 37,3 milhões de dólares, compras líquidas pelo BM no Mercado Cambial Interbancário (MCI) no valor de 21,4 milhões de dólares e entrada de fundos de ajuda externa para o apoio directo ao Orçamento do Estado e Balança de Pagamentos no montante de 19,5 milhões de dólares, entre outras operações.

A constituição do saldo das reservas líquidas externas teria sido mais expressiva se não tivessem ocorrido perdas líquidas decorrentes do efeito-preço nas operações envolvendo o ouro no valor de 4,6 milhões de dólares, diversos pagamentos efectuados a favor do Estado, no valor de USD 2,5 milhões e amortização do serviço da dívida externa pública no valor de um milhão de dólares.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!