Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tráfego de veículos vai ser condicionado na Avenida da Angola e na EN1 a partir do dia 20 de Maio

O município de Maputo vai, a partir de 20 de Maio em curso, condicionar, por um período de um ano, a circulação de veículos nas avenidas de Moçambique (EN1) e da Angola devido aos congestionamentos que diariamente se registam nas duas vias. A medida vai ser ensaiada no dia 18 do mesmo mês, mas quando entrar em vigor cessará logo que as obras de construção da Estrada Circular estiverem concluídas.

Segundo o vereador dos Transportes e Trânsito no Conselho Municipal de Maputo, João Matlombe, na Avenida de Moçambique, o condicionamento do tráfego vai acontecer no período das 6:00 às 08 horas, a partir do bairro George Dimitrov (Benfica) até Inhagoia. Significa que as três faixas de rodagem, no sentido Norte/Sul, só irão servir para escoar o trânsito em direcção ao centro da cidade de Maputo, nos mesmos moldes do que acontece na Estrada Nacional Número 4 (EN4), a partir da Portagem de Maputo, desde 2011.

Em relação à Avenida da Angola, toda ela estará condicionada ao tráfego das 6:000 às 08 horas e as viaturas só poderão circular no sentido Norte/Sul, a partir de 007 até à Avenida Joaquim Chissano, explicou Matlombe, acrescentado que na mesma via, os veículos deverão circular no sentido inverso, Sul/Norte, ou seja, da Joaquim Chissano até 007, das 15:000 às 17horas e 30 minutos.

O vereado disse igualmente que, de 2000 a 2011, o parque automóvel na cidade e província de Maputo cresceu cerca 450%, o que significa um crescimento médio anual de cerca de 104%. Segundo a mesma fonte, o congestionamento do tráfego na EN1 deve-se em parte ao estacionamento de camiões ao longo do troço e ao aumento do número de citadinos desde a altura em que alguns passaram a residir na Vila Olímpica. Por causa destas e outras razões, neste momento, a circulação é feita a uma velocidade de 20 quilómetros por hora, um desempenho muito péssimo e abaixo do normal.

Na Avenida da Angola, a circulação é de 10 quilómetros por hora, contra o normal de 50 a 55 quilómetros/horas. Devido à saturação do tráfego nas duas vias, actualmente, realizar viagens pendulares na cidade de Maputo (casa-serviço e serviço-casa, dentre outras) perde-se pelo menos duas horas no trânsito, o que perfaz cerca de dois dias perdidos por mês só no congestionamento, segundo as estimativas da edilidade.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!