A Trans African Concession (TRAC), empresa que faz a gestão da Estrada Nacional Número 4 (EN4), vai introduzir, a partir de Setembro próximo, uma nova tecnologia de controlo nas portagens de Maputo e Moamba, medida que visa a redução do fluxo automóvel nas bocas de caixa daquelas duas portagens.
A medida irá abranger todos automobilistas que actualmente usam o sistema de cartão para efeitos de pagamento das portagens. Dário Bettencourt, gestor de operações da TRAC, diz que o sistema a ser implementado é de alta tecnologia, e consiste na colocação de um dispositivo automático denominado ETAG (cobranças electrónicas) nos vidros pára-brisas.
O dispositivo é accionado automaticamente assim que a viatura passar pela portagem, sem, no entanto, necessitar de imobilizar a viatura, o que irá reduzir a morosidade nas portagens. Actualmente, sobretudo na portagem de Maputo, verifica-se, nos períodos de “ponta”, longas filas de viaturas, algo que acontece após a saída ou entrada da portagem em referência. Porém, com a criação do ETAG, poderá minimizar-se este problema. A TRAC diz que a substituição do sistema de cartão pelo dispositivo automático, a entrar em vigor dentro de 60 dias, será de carácter obrigatório para todos utentes das portagens que actualmente usam cartão.
Bettencourt avançou ao diário ‘O Pais’ que devido ao fluxo nas bocas de caixa, as pistas serão igualmente especializadas para a recepção exclusiva dos veículos que disponham daquele dispositivo. Num outro desenvolvimento, a fonte disse que esta medida vai facilitar o trânsito nas portagens, cabendo à Administração Nacional de Estradas (ANE) decidir sobre a necessidade do alargamento das faixas de rodagem.
Quanto à morosidade na remoção das viaturas sinistradas assim como das respectivas vítimas na EN4, aquele responsável afirmou que a TRAC é apenas uma concessionária daquela via, daí que, segundo ele, cabe, igualmente, ao governo comparticipar na alocação de ambulâncias e outros meios para a remoção das viaturas e vítimas acidentadas naquela via.