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TRAC adopta “Papa fila” para minimizar as engarrafamentos na N4

A Trans African Concessions está envidar esforços para melhorar o tráfego na portagem de Maputo, na EN4. A empresa, no entanto, refere que “não pode ser responsabilizada pelos incidentes ou acidentes” que têm um impacto negativo no fluxo de veículos naquele local.

Estes pronunciamentos foram feitos pelo Representante da TRAC para Moçambique, Dário Bettencourt, numa conferência de imprensa realizada quinta-feira, 20.08.09 em Maputo, cuja tónica consistiu na apresentação de uma série de medidas operacionais para agilizar a passagem dos motoristas pela praça de portagem de Maputo. Segundo Bettencourt, a pressão e as frustrações que os utentes da EN4 experimentam, devido à congestão nas horas de ponta tem sido causadas em grande parte pelo crescimento assinalável do número de veículos que se traduz num impacto significante nos padrões de tráfego entre a Matola e Maputo.

Por outro lado, a fonte apontou a falta de colaboração dos utilizadores da via, traduzida no excesso de velocidade e carga, o uso de cartões obsoletos para pagamento das taxas de portagem, como outros motivos que prejudicam o funcionamento normal, tal como a degradação acelerada da estrada. Para minimizar a situação, a TRAC anunciou a implementação de certas medidas, com efeitos a partir de 21 de Agosto de 2009, nomeadamente: A abertura do máximo de pistas.

Em cada direcção far-se-á o uso de duas pistas designadas apenas para o pagamento em dinheiro. Neste grupo de medidas destaca-se, a adopção do conceito brasileiro “Papa fila” nas pistas para pagamentos em dinheiro. Sublinhe-se que essas medidas serão aplicadas apenas nas horas de ponta e de forma a agilizar a passagem de veículos pela praça reduzindo as normais demoras.

“Papa fila” É um conceito desenvolvido no Brasil com vista a acomodar ao habitual congestionamento de tráfego durante as horas de ponta nas portagens `a volta do Rio de Janeiro. De acordo com um comunicado de imprensa recebido na nossa redacção, trata-se de um processo manual em que, um cobrador extra passeia ao longo das filas de tráfego nas horas de ponta e faz a pré-cobrança das tarifas de Portagem nas pistas destinadas ao pagamento a dinheiro entregando contra o pagamento, uma espécie de senha que o utilizador depois entregará ao cobrador na cabina.

Neste modelo só se aceitam ainda pagamentos em moeda local. Os utilizadores que pretenderem fazer o pagamento em outras divisas, terão de o fazer directamente na cabina. Se os utentes que usam cartões de portagem se encontrarem na fila de tráfego serão encaminhados `as pistas disponíveis para pagamentos por cartão evitando assim inversões de direcção. “ Este sistema de pré-cobrança será disponibilizado a partir das 6 horas da manha do dia 21 de Agosto de 2009”.

Lê-se no comunicado. Sobre a escolha de “Papa fila”, o representante da TRAC refere que o processo é simples, prático e apresenta-se de forma eficiente e com um bom enquadramento para Moçambique. Num outro desenvolvimento, Fenias Mazive, director do centro de manutenção daquela empresa anunciou que, a partir da segunda semana de Setembro serão levados a cabo, um conjunto de obras visando a reabilitação do pavimento. Neste momento, estão a ser feitas as devidas negociações com um empreiteiro sul africano. “Anunciamos que as obras vão ser desenvolvidas nos troços compreendidos entre Malhampsene e Shoprite da Matola, a seguir nas áreas de Moamba e Malhampsene .

Tudo isso visa melhorar a situação do fluxo de tráfego. Assim queremos realçar que as obras serão feitas das 9 `as 16 horas nos dias úteis e finais de semana, dado serem momentos de tráfego morto”. Disse Mazive pedindo que os utentes respeitem as sinalizações que vão ser alteradas no decurso do empreendimento.

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