Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Trabalhadores em risco de futuro social inseguro

Pelo menos 730 trabalhadores de 54 empresas da Província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique, estão em risco de não ter futuro social garantido por causa da não canalização dos descontos dos seus salários ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). O facto é anunciado pelo Ministério do Trabalho (MITRAB) que, em comunicado de imprensa na quinta-feira recebido pela AIM, lamenta que tal poderá acontecer “não obstante aqueles trabalhadores terem dedicado a vida ao trabalho”.

“O INSS está neste momento a trabalhar com instituições de justiça, sindicatos e empregadores, no sentido de recuperar 3.167.629 meticais (115,3 mil dólares americanos) descontados nos salários de trabalhadores dessas 54 empresas”, indica o comunicado de imprensa. Segundo a fonte, este trabalho de sensibilização realizado de Janeiro a Setembro deste ano resultou, até agora, na recuperação de 1.588.950 meticais, dinheiro que tinha sido descontado aos trabalhadores e não canalizado ao sistema de segurança social.

As actividades de consciencialização das empresas levada a cabo pelo INSS visando cumprir-se com a Lei da Protecção Social já abrangeu um total de 79 empresas em que trabalha um universo de 1,2 mil pessoas.

Estas acções, dirigidas pelo delegado Provincial do INSS em Cabo Delgado, Ossumane Ossumane, já abrangeram os distritos de Montepuez, Mueda, Mocímboa da Praia, Macomia e Chiúre bem como algumas autarquias da província. Actualmente, Cabo Delgado conta com 20,6 mil beneficiários inscritos no INSS, dos quais 436 pensionistas (destes 109 já recebem via banco), enquanto que os contribuintes (empresa e instituições) já atingiram a cifra 1.088.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!