O governador de Nampula, Felismino Ernesto Tocoli, viu-se obrigado a chumbar o informe da Direcção Provincial da Juventude e Desportos por apresentar dados incompletos em relação aos projectos que estão a ser desenvolvidos, com vista à massificação do desporto e promoção do associativismo juvenil na província.
Segundo Amisse Cololo António, porta-voz do governo da província, o governador tomou tal decisão no decurso da terceira sessão ordinária do seu executivo, havida na última Sexta-feira. De acordo, ainda, com Cololo, outra questão teve a ver com a alegada falta de assistência às duas equipas que representam a província de Nampula no Campeonato Nacional de Futebol, que correm risco de despromoção devido aos maus resultados que têm registado.
Rodrigues Machoco, director provincial da Juventude e Desportos, é referido como tendo tentado justificar as falhas ao afirmar que “a sua instituição tem vindo, desde o primeiro semestre, a apoiar a manutenção das duas equipas no presente Campeonato Nacional de Futebol.
” Segundo nossas fontes, os directores provinciais estão a ganhar o hábito de apresentarem relatórios incompletos ou ignorarem pura e simplesmente aquilo que são as suas obrigações. Exemplo disso, na recente sessão ordinária do governo provincial, alargada aos administradores distritais, o director de Saúde “esqueceu-se” de levar o Plano Económico e Social da sua instituição, algo que deixou constrangido o dirigente mais alto da província.