O Jornal @ VERDADE tem, desde a edição número 20, publicada no dia 9 de Janeiro de 2009, a sua tiragem certificada pela conceituada empresa de consultoria e auditoria internacionalmente reconhecida KPMG.
Semanalmente, desde a referida data, técnicos da KPMG contam “in loco” o número de exemplares impressos d’@ VERDADE entregues na redacção do jornal. Posteriormente, a quantidade física apurada é confrontada com a quantidade mencionada nas facturas e guias de remessa emitidas pela gráfica que faz a impressão d’ @ VERDADE de modo a assegurar que a tiragem é no mínimo de 50 mil exemplares.
É, por isso, não sendo efectuada por estimativa, uma contagem real e efectiva. Embora este procedimento de certificação não constitua, de acordo com as normas internacionais, uma auditoria, é emitido em cada edição um relatório atestanto o número real de cópias.
Este procedimento de controlo, ao qual @ VERDADE agora se submete, é inédito em Moçambique.
À falta de uma associação independente de controlo de tiragens em Moçambique – como existe em muitos países do mundo – @ VERDADE achou por bem “auto-controlar-se”, criando um processo de verificação independente.
@ VERDADE tem consciência que o que determina a grandeza, a força e o alcance de um jornal é número efectivo de cópias em circulação por edição.
É por aqui – pelo número de cópias nas mãos dos leitores – que os anunciantes irão medir o impacto d’@ VERDADE. Porque não basta dizer ou escrever o que se imprime e distribui é necessário CERTIFICAR, seja o jornal vendido ou entregue gratuitamente.
Por conseguinte, @ VERDADE, com este processo de contagem independente, dá um passo gigante e inédito no nosso país rumo à credibilidade da imprensa escrita.
Porque ao omitir os números da tiragem ou a falseá-los está-se a mentir, primeiro aos leitores e depois aos anunciantes. Para mais quando sabemos que ao registar-se uma publicação no Gabinfo é obrigatório declarar a tiragem.
Assim @ VERDADE não mente.
Com um mínimo de 50 mil exemplares por edição é de verdade o jornal de maior tiragem em Moçambique.
Tiragem – número de cópias impressas por edição.
Circulação – número de leitores que o jornal alcança por edição.