Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Timor-Leste teve hoje mais um dia importante na sua história

As terceiras eleições legislativas na curta história de Timor Leste decorreram neste sábado (7) num clima de grande tranquilidade e as assembleias de voto estiveram abertas desde as 7h00 até às 15h00, hora local, para receber os mais de 645 mil eleitores timorenses.

Candidataram-se 21 partidos e coligações, entre os quais a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (FRETILIN), de Mari Alkatiri, líder do principal partido da oposição, e o Conselho Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do actual primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Os resultados provisórios por volta das 21h00 (hora local), e quando estão contados apenas 123.000 votos e por apurar 522.000, dá uma ligeira vantagem global ao CNRT (35%). O entanto, a FRETILIN está em vantagem em vários dos 13 distritos de Timor-Leste (31%). Em terceiro lugar segue o Partido Democrático com cerca 10,08% dos votos. A grande maioria dos votos está por apurar e o resultado final é ainda uma incógnita.

Os eleitores timorenses manifestaram, ao longo do dia, a esperança de que o novo governo aposte mais no desenvolvimento das infraestruturas, saúde, educação e agricultura.

Com um Fundo Petrolífero estimado em 10 mil milhões de dólares e com um orçamento do Estado para 2012 de 1,7 mil milhões de dólares, Timor-Leste continua a ter cerca de 40% da população a viver na pobreza.

Note-se que Timor-Leste possui cerca de 1 milhão de habitantes, que segundo dados da ONU, vive fora dos principais centros urbanos e dedicam-se à agricultura. Para acompanhar a contagem dos resultados visite a página do Centru Jornalista Investigativu Timor-Leste http://www.cjitl.org/election-2012/news

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!