Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

‘The Times’ será o primeiro jornal britânico totalmente pago na internet

O ‘The Times’ se tornará em breve o primeiro jornal britânico a cobrar de seus leitores por acessar sua página na internet, anunciou esta sexta-feira o grupo News International, propriedade do magnata da imprensa Rupert Murdoch.

A partir de junho, os internautas terão que pagar uma libra (1,5 dólar, 1,1 euro) por dia ou duas libras por semana para poder consultar as versões eletrônicoas do Times e de sua edição dominical, The Sunday Times. Os dois periódicos terão portais separados a partir de maio (www.thetimes.co.uk e www.thesundaytimes.co.uk), em substituição ao que compartilhavam até agora, mas o pagamento dará acesso a qualquer um dos dois, informou a News International em um comunicado.

Os portais serão gratuitos para os assinantes da versão em papel e durante um período de testes, também para os usuários cadastrados. Esta estratégia, que será acompanhada com atenção pelo resto da imprensa britânica nesta época de crise, se insere na estratégia anunciada no ano passado pelo próprio Murdoch.

Rebekah Brooks, conselheira delegada do News International, considerou que em “um momento decisivo para o jornalismo”, esta evolução é “um passo crucial para transformar o negócio das notícias em uma proposta economicamente interessante”. Além disso, alertou que isto é “só o princípio” e que posteriomente suas outras duas publicações no Reino Unido, o tablóide sensacionalista The Sun e o dominical News of the World, devem seguir o mesmo caminho.

Na imprensa britânica, só o jornal econômico de referência, o Financial Times, cobra parcialmente por seus conteúdos eletrônicos, mas os internautas cadastrados podem consultar gratuitamente 10 artigos por mês. Resta ver se a estratégia da News International será bem sucedida ou se, ao invés de fidelizar seus leitores, provocará uma fuga em massa para outras páginas gratuitas.

George Brock, professor de jornalismo da City University, se disse “surpreso” de que o Times tenha imposto “um muro de pagamento a todo o conteúdo”. “Minha suspeita é que a maioria dos jornais optarão por uma mistura de conteúdo pago e gratuito”, declarou à AFP. Fundado em 1785, o Times, um jornal de centro-direita considerado uma instituição na Grã-Bretanha, foi adquirido por Murdoch em 1980.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts