Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Taxa de emprego no Turismo aumenta 102,8% em 25 anos

A indústria de hotelaria e restauração deverá empregar, até finais de 2011, cerca de 39.750 assalariados, índice que representa um incremento em cerca de 102,8%, no período, face a 1986, segundo contas do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo e Similares (SINTIHOTS).

Há 25 anos, aquele sector empregava cerca de 19.600 assalariados distribuídos por 2700 estabelecimentos turísticos, segundo Luís Macuácua, secretário-geral do SINTIHOTS, estimando em cerca de 5300 o actual número de estâncias turísticas existentes no país.

Apesar da persistente crise financeira internacional, o sector do Turismo continua a ser destino privilegiado de financiamento externo gerador de mais postos de emprego em recém-graduados dos ensinos técnico-profissional básico, médio e superior em Moçambique, de acordo igualmente com Macuácua, salientando que a estabilidade laboral que se verifica no ramo deve-se ainda ao esforço da sua agremiação que, nos últimos 25 anos, impediu a realização de cerca de 100 diferentes tipos de paralisação laboral no país.

No período em referência, foram assinados 97 acordos colectivos de trabalho que culminaram com a “melhoria de condições salariais, assistência médica e medicamentosa e outros benefícios sociais aos trabalhadores”, acrescentou aquele sindicalista.

Luís Macuácua falava, esta Terça-feira, à margem das cerimónias centrais comemorativas do 25° aniversário da criação do SINTIHOTS, no país.

Para além de responsáveis provinciais da organização, participaram na efeméride representantes do sector sindical do Turismo da África do Sul e Suazilândia.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!