Um surto de diarreias agudas, resultante do consumo de água imprópria, causou recentemente a morte de seis pessoas no posto administrativo de Chire, distrito de Morrumbala, na província central da Zambézia.
O director provincial de saúde na Zambézia, Alberto Baptista, disse que uma equipa do sector, composta por médicos e técnicos de saúde, já se deslocou ao terreno para apurar a real motivação da eclosão das diarreias agudas simples, assim como as causas da morte destas seis pessoas.
O posto administrativo de Chire, segundo Baptista, tem estado a registar graves problemas de falta de água potável, situação que obriga as populações a abrirem poços “tradicionais” e outras pessoas recorrem a agua do rio Chire.
“Esta água não está em condições de ser consumida sem passar por um tratamento” disse o director, adiantando que “neste preciso momento, a situação está controlada e até segunda-feira não tínhamos nenhum caso de internamento devido às diarreias”.
Segundo Baptista, citado pelo diário “O Pais”, a equipa que esteve no terreno depois de feito os seus estudos concluiu que o consumo de agua imprópria é que esteve na origem da morte das seis pessoas.
O administrador do distrito de Morrumbala, Cesário Filipe, disse que depois da morte das seis pessoas uma equipa da saúde realizou uma campanha para, entre outras acções, ensinar as populações as regras básicas de higiene e a forma como tratar a agua.