Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Surto de diarreias agudas atinge cidade de Pemba

A eclosão de um surto de diarreias, ocorrida em princípios de Janeiro corrente na cidade de Pemba, a capital da província nortenha de Cabo Delgado, obrigou a abertura de um Centro de Tratamento de Diarreias (CTD), para descongestionar o Hospital Provincial.

Até ao último domingo, estavam internados neste centro 22 doentes, que se traduz num cumulativo de 67 casos desde a sua eclosão dos casos de diarreias, disse o director dos Serviços Distritais de Saúde, Miguel Maziwa, citado na edição da Terça-feira do jornal “Diário de Moçambique”.

Paralelamente, foram colhidas amostras para análises para apurar as causas do surto de diarreias.

Segundo Miguel Maziwa, os primeiros quatro casos de diarreias agudas atendidos pelo Hospital Provincial de Pemba foram provenientes de Paquitequete, bairro residencial que acolheu os portadores da doença, vindos da localidade de Messanja, distrito de Pemba-Metuge.

No terreno, segundo o director Maziwa, decorrem acções de divulgação das medidas preventivas, envolvendo vários intervenientes, nomeadamente líderes comunitários, activistas e outros agentes na promoção de educação para saúde, distribuição de purificadores e desinfecção de fontes de água.

Embora não tenha sido identificada a principal fonte de propagação desta doença, as autoridades dizem estar a trabalhar nos mercados municipais para que os vendedores de produtos alimentares de pronto consumo observem as medidas básicas de higiene individual e colectiva.

“São igualmente promovidas jornadas de limpeza ao nível dos bairros mais críticos, nomeadamente Paquitequete, Natite e Cariacó”, disse Miguel Maziwa.

As diarreias agudas afectam principalmente os bairros de Cariacó, Natite, Ingonane e Paquitequete, onde se notam graves problemas de saneamento do meio, embora haja esforço do Conselho Municipal de Pemba conter o surto.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!