Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sumo de beterraba aumenta resistência de atletas

Beber meio litro de sumo de beterraba ao dia favorece a resistência dos atletas, revela um estudo realizado por pesquisadores britânicos e publicado na edição de agosto do The Journal of Applied Physiology.

No início de 2008, pesquisadores da London School of Medicine descobriram que o consumo diário de meio litro de suco de beterraba permitia reduzir a pressão arterial e combater a hipertensão, problema que atinge mais de um quarto da população mundial e poderá afetar até 1,56 bilhão de pessoas em 2025. Agora, o novo estudo, realizado por pesquisadores de Exeter (Grã-Bretanha) e dirigido pelo professor Andrew Jones, se concentrou nos potenciais efeitos do sumo de beterraba no esforço e na resistência durante a prática do exercício físico intenso.

A equipe de Jones realizou um estudo comparativo e durante seis dias deu meio litro de sumo de beterraba a homens com entre 19 e 38 anos, enquanto um segundo grupo bebeu placebo. Os dois grupos foram submetidos, nos três últimos dias, a testes físicos de intensidade moderada e alta e os pesquisadores constataram uma redução do gasto de oxigênio entre os homens que beberam beterraba, que foram capazes de pedalar intensamente por entre 11 e 12 minutos, em média, contra 9 e 10 minutos da outra equipe.

O nitrato encontrado em muitos legumes transforma-se em monóxido de nitrogênio, que é um vasodilatador e reduz o consumo necessário de oxigênio quando se realiza o esforço muscular. Segundo Jones, o suco de beterraba também pode ajudar os idosos a praticar exercícios físicos.

O pesquisador garantiu que os atletas – profissionais e amadores – ficarão interessados no resultado do estudo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!