A Sultubos, uma das maiores firmas portuguesas de produção e comercialização de tubos, pretende construir, em data ainda por fixar, uma fábrica daqueles materiais e respectivos acessórios para redes públicas, domésticas e industriais, no Parque Industrial da Matola, apurou o Correio da manhã de fonte adequada daquela companhia.
Contudo, a concretização do empreendimento vai depender dos resultados de um estudo de viabilidade económica do mesmo que deverá arrancar no segundo semestre de 2011, de acordo com Vítor Martins, administrador da Sultubos, falando ao Cm à margem da Mostra Empresarial de Produtos e Serviços Moçambique/Portugal que terminou na última sexta-feira em Maputo.
A construção daquela unidade produtiva de tubos, em Moçambique, insere-se na estratégia de expansão da companhia em África, segundo ainda Martins, apontando Angola e Marrocos como países onde a mesma já opera a nível do continente.
Basicamente, os tubos a serem fabricados em Moçambique serão destinados à construção de infra-estruturas de escoamento de águas e esgotos, redes de transporte de gás natural e sistemas de energia solar.
Parte da produção será destinada também para a exportação para África Austral, segundo igualmente Vítor Martins.