Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sul e Centro de Moçambique perdem 39% de cereais

Cerca de 39% de aproximadamente cinco milhões de hectares ocupados por sementes de cereais, no Sul e Centro de Moçambique, poderão ser perdidos até Abril de 2010 devido à aguda seca que fustiga o país, segundo o Ministério da Agricultura (MINAG).

A área corresponde à trabalhada na primeira época da campanha agrícola 2009/ 2010, segundo Hiten Jantilal, chefe do Departamento de Culturas e Aviso Prévio no MINAG, enfatizando que “os cerca de 39% de culturas da primeira época são dados como perdidos devido à chegada tardia das chuvas”.

Com vista a minorar o impacto daquela intempérie que já provoca a insegurança alimentar naquelas regiões, o Governo moçambicano espera abrir ao longo do primeiro semestre de 2010, uma nova linha de crédito para o sector agrícola no valor de 30 milhões de dólares norte-americanos “para incentivar esforços visando minimizar os efeitos da seca e dinamizar outras acções conducentes à abertura de mais áreas de produção agrícola”, sublinhou Jantilal, acrescentando que a medida visa, igualmente, evitar a migração dos camponeses para regiões com precipitação.

Cerca de 25% daquele valor serão desembolsados pelo Orçamento do Estado (OE) e os remanescentes 75% virão dos parceiros internacionais de cooperação com Moçambique, de acordo igualmente com aquele quadro sénior do Ministério da Agricultura, falando esta quinta- feira, em Maputo, durante um encontro promovido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

O encontro visava a apresentação da previsão sazonal de Moçambique para os meses de Fevereiro, Março e Abril de 2010 que prognostica o Sul e Centro do país com chuvas abaixo do normal e Norte de Moçambique com chuvas normais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!