Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sul africanos reduzem consumo de energia da HCB

Neste inverno os sul africanos estão a racionalizar o seu consumo de energia eléctrica tendo reduzido significativamente, no período nocturno, o consumo da energia da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB). Esta redução de compra de energia pela pela Empresa Sul-Africana de Electricidade de Utilidade Pública (ESKOM), o principal cliente da HCB, vai afectar as vendas desta empresa que recentemente passou a ser detida maioritariamente pelo Governo de Moçambique.

Segundo um comunicado que recebemos esta quinta-feira da HCB, a redução do fornecimento decorre de uma solicitação feita pela ESKOM e teve início a 27 de Maio de 2012. Esta situação de diminuição de fornecimento de energia, segundo o comunicado da HCB, afectará os valores globais de produção da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) no presente exercício anual.

Sul africanos racionalizam consumo de energia eléctrica

Entretanto o nosso correspondente na África do Sul reporta que desde finais de Maio, altura em que reduziu o consumo da energia da HCB, a ESKOM levou a cabo a instalação de um mecanismo que regula o uso da corrente eléctrica nas casas dos sul africanos. Este mecanismos funcionam como bloquedores nos quadros eléctricos residenciais regulam o consumo de corrente electrica especialmente nos aquecedores de água, nesta altura em que o inverno começa a ficar mais rigoroso.

O bloqueador é instalado no quadro e possui quatro módulos de funcionamento que o proprietário da residência está livre de escolher. Nestes módulos o cliente pode decidir os horários em que pretende que o consumo de energia seja controlado porém, entre as 18 e 20 horas e das 6 as 8 horas, o sistema bloqueia totalmente  o consumo da corrente eléctrica nos aquecedores de água.

Segundo o nosso correspondente foram também substituídos os chuveiros nas residências dos sul africanos usando agora um sistema que também regula o consumo da água. Estes chuveiros e bloqueadores estão a ser instalados pela Eskom de uma forma gratuita.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!