Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Suécia garante 1,5 bilião de meticais para 2011

Cerca de 315 milhões de coroas suecas, correspondentes a perto de 1,5 bilião de meticais, é quanto o Reino da Suécia está a aplicar para apoiar o Orçamento do Estado (OE) no presente ano de 2011.

Em entrevista ao Correio da manhã, Anita Sandstrom, conselheira da Embaixada da Suécia em Maputo, esclareceu, entretanto, que aquele valor não representa uma redução do apoio a Moçambique face a 2010, período em que aquele país canalizou ao OE cerca de 320 milhões de coroas suecas, na medida em que a “diferença de cinco milhões de coroas suecas, em termos reais, não constitui nenhuma redução devido à valorização do Dólar face à Coroa Sueca”.

No global, o reino da Suécia vai desembolsar um total de 725 milhões de coroas, ou seja, perto de 3,5 biliões de meticais, destinado ao apoio ao OE e viabilização de vários projectos de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique em 2011, de acordo com Sandstrom, apontando os sectores de Energia, Agricultura, Boa Governação, pesquisa científica e fortalecimento da sociedade civil moçambicana como as áreas que deverão beneficiar daquele apoio.

Aquela responsável classificou de “satisfatória a forma como os programas estão a ser implementados em Moçambique”, salientando que apesar da grave crise económico- financeira que abala vários países europeus, Moçambique vai continuar a beneficiar de apoio “total” da Suécia.

O apoio daquele país nórdico a Moçambique está garantido, “até porque a Suécia não foi tão afectada pela crise financeira mundial como a maioria dos restantes países da Europa”, sublinhou Anita Sandstrom.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!