Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Suécia apoia Orçamento Geral do Estado

O governo do Reino da Suécia concedeu um pacote financeiro no valor de 15 milhões americanos, destinados a apoiar o Orçamento do Estado (OE) para 2013.

Para a concretização do desiderato, o Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e a embaixadora da Suécia acreditada no país, Ulla Andrén, rubricaram nesta Sexta-feira em Maputo a 2ª Emenda do Acordo relativo ao Apoio ao OE de 2009/12.

Falando na ocasião, o chefe da diplomacia moçambicana disse que os desafios que o país enfrenta continuam imensos, porém há uma tendência clara de estar-se no caminho certo rumo a sua superação gradual, progressiva e sobretudo sustentável. “Continuaremos a trabalhar juntos para garantir que o uso desses recursos satisfaça ambas as partes, mas sobretudo ao povo moçambicano a quem juramos servir da melhor maneira”, disse o ministro, apontando que um dos pressupostos a observar é a responsabilidade e a apropriação dos mesmos.

O montante a ser concedido pela Suécia contribuirá à distribuição pelos diferentes sectores de desenvolvimento. No caso particular da Suécia, o seu apoio tem sido aplicado em áreas como a Justiça, o desenvolvimento da província do Niassa, norte do país, e a descentralização por via do Ministério da Administração Estatal.

Ulla Andrén, por seu turno, disse tratar-se de dois países com históricas relações de amizade e cooperação e, citando excertos da intervenção o Chefe de Estado na Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, destacou o facto de haver ainda muita coisa a fazer na esfera de desenvolvimento do país. Andrén apontou, a título de exemplo, áreas como a criação de emprego, transparência na economia, um sistema financeiro mais consolidado entre outras frentes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!