Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sudão prende estrangeiros em região fronteiriça disputada

O Sudão disse ter prendido um britânico, um norueguês e um sul-africano no sábado, acusando-os de ingressar ilegalmente numa disputada área fronteiriça produtora de petróleo para ajudar seu inimigo, o Sudão do Sul. O exército do Sudão do Sul negou que os estrangeiros estivessem ajudando as suas forças e disse que os homens estavam num veículo da Organizaçã9o das Nações Unidas (ONU) que se perdeu na região.

O porta-voz do exército sudanês, al-Sawarmi Khalid, disse que os estrangeiros foram presos com um soldado do Sudão do Sul em Heglig – local de uma luta recente entre o Sudão e o Sudão do Sul – e que viajavam em veículos que levavam equipamento militar.

“Foi agora confirmado sem nenhuma dúvida que o Sudão do Sul usou a ajuda de estrangeiros em seu ataque a Heglig. Esses estrangeiros estavam fazendo trabalho militar, como espionar as regiões… Eles tinham equipamento militar… Eles têm um passado militar”, disse Sawarmi.

O grupo foi levado para Cartum, ele acrescentou.

Uma testemunha da Reuters viu quatro homens chegando ao aeroporto militar de Cartum num avião civil. Os repórteres não puderam falar com os homens, que foram rapidamente levados numa mini bus branca sem placa.

O diretor do Norwegian People’s Aid South Sudan (Povo Noruegês Ajuda o Sudão do Sul), Jan Ledang , confirmou que um de seus membros fora detido.

“Estamos a tentar confirmar as nacionalidades dos três e o objetivo e a motivação dos três”, disse o embaixador da Noruega no Sudão, Jens-Petter Kjemprud, à Reuters.

A missão da ONU no Sudão do Sul disse que um de seus membros foi levado a Cartum com três outros homens, mas não forneceu mais detalhes.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!