Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Standard Bank Moçambique destaca solidez, resiliência e impacto transformador no exercício de 2024

fds-sb-apalicio-contas24

O Standard Bank Moçambique apresentou os seus resultados anuais referentes ao exercício de 2024, evidenciando a solidez da sua estratégia, num cenário económico marcado por incertezas e desafios, tanto a nível nacional como internacional. Num contexto adverso, caracterizado por um decréscimo da actividade económica, o Banco manteve um desempenho resiliente, com um lucro líquido de 6.134 milhões de meticais, 15% inferior ao do ano anterior.

Esta performance reflecte o rigor na gestão de risco, a disciplina financeira e o compromisso contínuo com os seus clientes, colaboradores e o desenvolvimento de Moçambique, segundo dados públicos divulgados pelo Banco, por meio do relatório e contas referentes ao ano passado.

Entre os principais destaques, do exercício de 2024, salientam-se o crescimento dos depósitos dos clientes em 6,8%, com maior crescimento em moeda local e um total de activos que ascendeu a 178 mil milhões de meticais, o que representa um crescimento de 13% face ao ano anterior. A melhoria expressiva da qualidade da carteira de crédito, com uma redução de 52,7% nos empréstimos não produtivos e um rácio de perdas que passou de 1,2% para 0,8%, bem como o reforço da solidez de capital, com um rácio de solvabilidade de 23,1%, muito acima do mínimo regulamentar mereceram, igualmente, destaque no exercício económico do ano passado.

Entretanto, num encontro ocorrido, entre o Banco e representantes dos principais medias nacionais, o Administrador-Delegado do Banco, Bernardo Aparício, reforçou o posicionamento do Standard Bank como uma organização aberta ao diálogo construtivo com a Imprensa nacional, reconhecendo o seu papel essencial na promoção de uma cidadania informada e de uma economia mais participativa. Bernardo Aparício destacou a celebração dos 130 anos de implantação do Standard Bank em Moçambique, em 2024, assinalando uma transformação estratégica centrada no reforço da confiança institucional, modernização tecnológica, excelência da governação e fortalecimento das relações com clientes, reguladores e parceiros estratégicos.

“A nossa liderança tem sido caracterizada por um investimento contínuo em tecnologia, actualização dos modelos operacionais e adesão às melhores práticas internacionais, posicionando o Standard Bank como referência em modernização e inovação no sector bancário moçambicano”, disse Bernardo Aparício aos jornalistas.

Nos últimos três anos, o Banco registou avanços notáveis em matéria de supervisão prudencial e conformidade, como a retoma da participação no mercado cambial interbancário e a remoção do inspector residente do Banco de Moçambique: “Estes marcos simbolizam a crescente confiança das autoridades reguladoras, no percurso de melhorias na gestão de risco, cultura organizacional, governação e controlo interno do Banco”.

O impacto positivo desta visão estratégica tem sido amplamente reconhecido. Em 2024, o Standard Bank foi distinguido como Banco do Ano em Moçambique, pela prestigiada revista The Banker, do grupo Financial Times. Pelo quarto ano consecutivo, foi igualmente reconhecido como um dos 10 Melhores Empregadores de Moçambique, pela Tempus Global Group, “reflectindo a valorização contínua do capital humano e o nosso compromisso com o desenvolvimento das nossas equipas”, explicou.

No que diz respeito ao apoio ao sector empresarial, o Standard Bank tem mantido uma postura activa no apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME), promovendo o acesso a financiamento, capacitação e desenvolvimento de negócios sustentáveis. Através da sua Incubadora de Negócios, criada em 2017, o Banco tem impulsionado o empreendedorismo jovem e a inclusão financeira em todo o País.

Ao celebrar este marco, o Standard Bank reafirma o seu posicionamento como agente activo do desenvolvimento sustentável em Moçambique, promovendo acções de impacto ambiental, social e urbano, com destaque para a requalificação da Avenida 10 de Novembro, em parceria com o Conselho Municipal de Maputo, o projecto de Plantio de Árvores, nas cidades de Maputo, Matola e Beira, os programas de educação financeira e o apoio contínuo a iniciativas de inclusão económica.

Olhando para o futuro, o Standard Bank Moçambique reitera o seu compromisso com uma estratégia de médio e longo prazo, assente em três pilares centrais, nomeadamente, “a promoção de uma cultura de desempenho e integridade, o reforço da excelência no relacionamento com clientes e parceiros de forma a promover o crescimento económico e a liderança em práticas sustentáveis, alinhadas com as prioridades nacionais e compromissos globais. Estes pilares sustentam o propósito do Banco, que é o de “Conectar Sonhos para Fazer Crescer Moçambique”, concluiu Bernardo Aparício.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *