Para fazer cobro às necessidades dos vinte e um distritos desta província, o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) em Nampula, necessita mais de cem viaturas.
De acordo com Jacinto Manuel António, chefe do Departamento de Operações e Organizações Eleitorais no STAE em Nampula, para além do referido número de viaturas, serão, igualmente, necessários três barcos para o transporte do material e o acompanhamento do processo eleitoral no distrito de Angoche. A fonte referiu que o STAE em Nampula já submeteu a respectiva proposta ao órgão central, e aguarda pela disponibilização dos referidos meios de transporte para, depois, delinear a estratégia da sua distribuição aos distritos.
Aliás, de acordo com a proposta, os distritos de Monapo, Malema, Nacala- Porto, Mecúburi e Angoche, necessitam de 4 a 6 viaturas cada, enquanto que os restantes serão contemplados apenas 3 viaturas. Devido a insuficiência das viaturas com que o STAE se confronta, seremos obrigados a recorrer ao processop de aluguer.
Observou Jacinto António. A nossa reportagem soube ainda que, neste momento decorre um trabalho de recrutamento dos agentes das mesas da Assembleias de voto, que prevê uma média de 15 mil brigadistas para um total de 2.155 mesas de votação, que serão instaladas ao nível da província de Nampula.