Olá Tina, sou uma moça de 20 anos. Sou lésbica há 6 meses, namoro uma moça da mesma idade mas estou com medo de assumir a minha orientação sexual. O que faço?
Olá, maninha moça. Tu já deste um dos grandes passos que muitas pessoas com orientação sexual homossexual têm medo de dar: assumiste que és lésbica! Sabes, a sociedade (que somos todos nós) define o que é certo e o que é errado, depois entalase nas suas próprias regras. Somos nós que fazemos as regras da sociedade, e depois quando nos tornamos vítimas dessas mesmas regras, escondemonos. É irónico.
Também é o caso da orientação sexual. O que é que vais tu fazer se não sentes NENHUMA atracção por homens, e sentes prazer emocional e sexual com uma mulher? Será que és obrigada a viver uma vida infeliz porque a sociedade (que somos todos nós, repito) definiu que a homossexualidade é imoral e “contra as leis da natureza”? Se os seres humanos respeitassem tanto a natureza, não haveria guerras, não haveria fome, não haveria sede porque é contra a natureza que as pessoas passem privações.
Parece uma utopia porque raramente queremos fazer este tipo de reflexões. Eu não te vou dar conselhos nesta pequena coluna, o melhor a fazer é contactares o pessoal da LAMBDA, http://www. lambda.org.mz, Telefax: +258 41 62 66. Entretanto, sugiro que cuides da tua saúde sexual, e utilizar sempre formas de prevenção de infecções de transmissão sexual, incluindo o HIV, usando o preservativo feminino ou masculino nas tuas relações sexuais.