Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Soldados iraquianos lançam ampla operação após ataque em Kirkuk

Unidades do Exército iraquiano, com o apoio da aviação americana, lançaram na noite desta quarta-feira uma vasta operação ao sul da cidade de Kirkuk, no norte do Iraque, horas após um ataque que matou dez policiais e feriu outros 20 na mesma zona.

O general Abdelamir Al Zaidi, comandante da 12ª Brigada, unidade de elite do Exército iraquiano, revelou que suas tropas mataram dois altos dirigentes do Ansar Al Sunna e feriram outros dois, a 55 km ao sul de Kirkuk. “Na primeira operação, a aviação americana matou um terrorista e feriu outro, enquanto (em terra) matamos um terrorista e ferimos um segundo”, disse à AFP o general Al Zaidi.

Os dois feridos foram detidos e “nos confirmaram que os dois mortos eram altos dirigentes do Ansar Al Sunna”, o grupo extremista aliado à rede terrorista Al-Qaeda no Iraque. A operação foi deflagrada após um ataque com carro-bomba contra policiais encarregados da proteção da infraestrutura petroleira que viajavam em um ônibus. Segundo o tenente-coronel Ghazi Mohammed Rashid, da polícia de Kirkuk, todas as vítimas trabalhavam na proteção das instalações da North Oil Company, a estatal iraquiana de petróleo do norte do Iraque, e voltavam de ônibus para casa.

A explosão foi tão violenta que reduziu o ônibus a um monte de metal retorcido. De acordo com o general Torhane Yussef, vice-comandante regional da polícia, o ataque teve “todas as características dos golpes da Al-Qaeda”. Yussef calcula que o carro-bomba, um Opel, carregava entre 250 e 300 quilos de dinamite.

A província de Kirkuk, situada 255 km ao norte de Bagdá, é rica em petróleo e está integrada por várias comunidades que disputam o poder. Em 11 de dezembro, 55 pessoas morreram e 95 ficaram feridas em um atentado suicida em um restaurante perto de Kirkuk.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!