Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sofala aposta na formação profissional

Com vista a garantir melhor qualidade dos serviços prestados ao publico pelo sector de Turismo e Hotelaria, as autoridades da área na Província de Sofala, Centro do Pais, estão determinadas em promover a componente formação profissional.

Com efeito, dados apurados pelo nosso jornal indicam que a longo deste ano a província prevê promover uma série de acções de formação para beneficiar o pessoal afecto ao sector e possíveis candidatos nas especialidades de Culinária, Pastelaria, Serviços de Restaurante, Bar, Recepção e Andares. De acordo com o Coordenador para área de Formação Profissional na Direcção Provincial de Turismo de Sofala Ernesto Fone, este projecto de formação conta com fundos do Instituto Nacional de Turismo.

Recentemente terminou na Cidade da Beira um curso orientado a especialidade de Culinária e Pastelaria. O curso iniciado no passado mês de Fevereiro com a duração de um mês, os formandos candidatos a vagas no sector devem beneficiar a partir desde mês de Abril de um período de estagio nas unidades vocacionadas na Cidade da Beira, com vista a ganhar experiência para o seu melhor desempenho no futuro emprego.

O Autarca soube que os participantes deste curso beneficiaram de conhecimentos sobre a confecção de pratos nacionais e estrangeiros, receitas nutricionais, tipos de pratos a preparar por categoria de hotel e ética profissional. A fonte indicou que brevemente deverão iniciar na Cidade da Beira os cursos para Serviços de Recepção e de Andares. Os candidatos a estes cursos, de acordo com Ernesto Fone, vão beneficiar de conhecimentos sobre técnicas de recepção, serviços de check in, atendimento e acolhimento de hóspedes, correspondência com utentes, relações humanas e informação turística.

Para serviços de restaurantes e bar, ou seja barman, os candidatos a serem formados irão adquirir conhecimentos sobre os serviços dos Restaurantes e Bar, bons modos de atendimento público, experiência como Garçon, Chefe de Mesa, domínio nas áreas de bebidas e comidas, obter domínios sobre os serviços de cocktails dentro e fora do País. De acordo com Ernesto Fone, este leque de formação que vêem sendo realizado desde o ano passado, iniciou em Novembro com a formação de Guias de Turismo, cujos candidatos foram recrutados de algumas agências de turismo, serviços de rent car e hotéis existentes na Cidade da Beira e no Distrito de Caia.

Durante o processo de formação dos Guias de Turismo, os cândidatos adquiriram conhecimentos de como receber e acompanhar condignamente os turistas nacionais e estrangeiros desde a sua chegada nas fronteiras, portos e aeroportos, conhecimento das estâncias turísticas, lugares históricos do País, situação geográfica e histórico do País. Ernesto Fone explicou que o objectivo destes cursos visa garantir uma melhor qualidade de prestação de serviços ao público, particularmente aos turistas que escalam este ponto do País, visando dar uma melhor imagem da província.

A Província de Sofala nos últimos tempos tem sido ponto preferencial de muitos turistas nacionais e estrangeiros, tendo como o epicentro do turismo o Parque Nacional da Gorongosa, Grutas de Inhaminga, entre outros lugares potencialmente turísticos. Com a realização da Copa do Mundo de Futebol na vizinha República da África do Sul, no mês de Junho próximo, a Província de Sofala espera ter oportunidade de receber muitos turistas estrangeiros; constituindo esta mais uma razão para o sector de turismo ao nível da província melhor se organizar.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!