Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sociedade Civil em Nampula capacitada sobre o fortalecimento institucional

As organizações da Sociedade Civil em Nampula beneficiam, desde esta terça-feira (18), de uma formação sobre o associativismo e liderança nas associações. Pretende-se com a iniciativa contribuir para o fortalecimento institucional, segundo Santos Simione, da GRUPERNA, entidade que promove o encontro.

Em Nampula, as associações que trabalham em prol do desenvolvimento das comunidades têm fragilidades no que fazem, facto que contribui para o seu desaparecimento antes de se cumprir os objectivos para os quais são criadas. Esse problema deve-se à falta de conceitos básicos sobre o associativismo e a responsabilidade de cada membro no que diz respeito às funções dos respectivos órgãos sociais.

Assiste-se fraca liderança estratégica, governação e gestão associativa, o que não permite o desenvolvimento a longo prazo das actividades com vista a atingir os resultados previamente definidos, para além de que as mesmas agremiações têm sido insustentáveis, disse Simione.

Segundo o interlocutor, grande pate dos membros “matam” as associações porque se inscrevem com o intuito de satisfazer os interesses individuais, facto que não constitui um princípio de associativismo, que reza que os interesses devem ser comuns.

Simione defende a necessidade de se observar os princípios da boa governação que consistem em cumprir com legalidade, equidade, transparência e prestação de contas aos membros da associação de modo a garantir que todos estejam informados sobre o funcionamento da organização.

Para o efeito, serão incutidas nos participantes ferramentas que possam gerar um crescimento das próprias associações e melhoria das políticas dos trabalhos desenvolvidos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!