Autoridades da Guatemala elevaram na sexta-feira para 253 o número de mortos e a 374 o de desaparecidos Num desmoronamento que arrasou um assentamento próximo à capital do país no último dia 1 de Outubro.
O secretário-executivo da estatal Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), Alejandro Maldonado, indicou em entrevista coleCtiva que estes novos números se devem à última análise realizada no local.
Inicialmente as autoridades tinham dito que as pessoas desaparecidas eram 600, mas as reduziram a 300 durante os últimos dias. No entanto, Maldonado especificou que o número é “muito variável” e que vai continuar mudando nos próximos dias devido à dificuldade de determinar o número de pessoas que estavam no lugar no momento da tragédia.
O secretário-executivo da Conred acrescentou que a busca continuará durante o fim de semana, mas que a decisão de mantê-la durante a próxima semana deve ser discutida, já que é preciso levar em conta “a segurança” do pessoal que trabalha na área e sua situação emocional, porque alguns estão “muito impactados psicologicamente”.
Mesmo assim, Maldonado garantiu que será feito um “esforço sobre-humano para satisfazer as necessidades emocionais das vítimas”, que continuam esperando para recuperar os corpos de parentes e amigos para poder enterrá-los.