Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina…So me contou ontem!

Oi tina chamo-me Lito (1)  a minha namorada é seropositiva e ela me disse isso ontem. Será que posso continuar com ela ou não?

Oi meu bem! Deixa-me dizer-te que imagino que estejas com medo, transtornado talvez! Não te posso responder com um SIM ou um NÃO porque no fim de contas; a consciência é tua e ninguém te pode obrigar a fazeres nada que tu não queiras. Mas vamos lá clarificar algumas coisas. Em primeiro lugar Lito, é importante que tu te lembres que a tua namorada é uma pessoa normal como qualquer outra.

Ela esta a viver com o HIV, que é uma infecção crónica e transmissível. Mas ela não se tornou em algum monstro a quem se deve manter distancia, percebes. Os aspectos chaves são estes: é crónica e transmissível. Isto significa que ela vai viver com o HIV para o resto da vida e que ela pode contaminar outra pessoa.

Mas há formas 1) de prevenção da transmissão do HIV, utilizando o preservativo feminino ou masculino e 2) de prevenção do SIDA (que é o estado em que o corpo perde a capacidade de lutar contra o HIV) que vivendo de forma positiva, como se diz (viver uma vida saudável, comer bem, repousar, tomar vitaminas recomendadas pelo/a médico/a). A única coisa que eu posso sugerir que tu faças é que TAMBEM FAÇAS O TESTE! Isto é muito importante para ti também porque, se também estiveres infectado, podes encontrar formas de tomar conta da tua saúde por forma a evitares o SIDA. Por agora aconselho-vos a usar SEMPRE o preservativo.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!