Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sistema de drenagem de fábrica privada prejudica saneamento público

Está instalado um braço de ferro entre moradores do bairro de Mutauanha e a direcção da fábrica de bolachas do grupo Sumeya. Lda, em Nampula. Em causa está o rompimento do sistema de drenagem para evacuação de resíduos químicos provenientes daquela fábrica de alimentos.

Falando à nossa reportagem, alguns residentes afirmaram que o problema arrasta-se há bastante tempo e que têm resultado infrutíferas as suas reclamações, empreendidas junto da direcção daquela empresa, no sentido de resolver a situação.

Por seu turno, o administrador da referida fábrica, Mohamede Rafique, considerou legítimas as reclamações dos moradores e prometeu envidar esforços para colmatar a situação.

Revelou, inclusive, que decorrem, neste momento, os estudos de viabilidade para a reabilitação do sistema de drenagem que se encontra danificado e que tem já assegurado os serviços de um técnico nacional para o efeito, prevendo que até Setembro os trabalhos fiquem concluídos.

Mohamede Rafique acrescentou que a sua empresa teve, recentemente, um reunião com a comunidade da zona, incluindo os respectivos líderes, a quem pediu para exercerem uma rigorosa vigilância sobre o material que será usado na reposição do sistema de drenagem, que foi adquirido a um valor bastante elevado.

Entretanto, observou que a saúde pública nunca esteve ameaçada devido ao facto de não serem tóxicos os resíduos químicos provenientes daquela unidade fabril especializada na produção de géneros alimentícios.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!